A madeira do seu barril
É muito importante que o produtor conheça seu barril afinal, cada um deles partiu de uma árvore diferente e cada uma delas é um indivíduo único, mesmo que da mesma família!
Em outras palavras: mesmo sendo da mesma espécie, a madeira usada pode ser completamente diferente, o que interfere diretamente na construção da cachaça que irá envelhecer dentro desses barris.
Por isso é importante fazer um acompanhamento rigoroso dos seus barris, visando manter a qualidade da cachaça frente às especificidades únicas da madeira.
O acompanhamento de barris na produção de cachaça
Para fazer o controle dos seus barris, é importante que você, produtor, saiba exatamente qual a data que foi colocada a cachaça no barril, além da graduação corrigida a 20 graus e o número de vezes que o barril foi utilizado, o que chamamos de passadas – quantidade de vezes que uma cachaça passou por ali.
Ano passado fizemos um post no nosso perfil em que comento rapidamente o processo de acompanhamento de barris, confira aqui!
Entenda que quanto mais reutilizado o barril, mais tempo ele precisará para reproduzir o mesmo efeito que gerou na safra que foi retirado.
Portanto, é importante que o produtor faça análise de todos os seus barris pelo menos a cada 4 meses, para que seja possível acompanhar a evolução das madeiras referente ao padrão que o produtor queira dar a sua cachaça.
Quando o produto chega ao ponto de equilíbrio definido, deve ser encaminhado para os tanques de inox para que sofra ajustados de acordo com o padrão dado por cada fábrica, só então ele seguirá para o envase.
Giovanni Pereira
Técnico Cachaçarias Nobres