Como se diferenciar em um mercado tradicional como o da cachaça artesanal?

Que o mercado da cachaça é tradicional, nos já sabemos, agora, você sabe como se diferenciar em um mercado assim e crescer exponencialmente a sua audiência?  

 

Atualmente o mercado da cachaça artesanal conta com 4.743 marcas de cachaça e 780 marcas de aguardente registradas no país, e não é de hoje que sabemos que para se diferenciar e ser a preferida do seu consumidor dentre tantas marcas, não é tarefa para qualquer um!

 

O que é posicionamento de mercado?

Para início de conversa, vamos começar falando sobre um tema que é essencial para entender como se destacar.  

 

Posicionamento de mercado é um conceito de marketing que se refere à posição que uma marca ocupa na mente do seu consumidor. 

 

Do lado estratégico, posicionar sua marca no mercado significa se diferenciar da concorrência e alcançar a liderança. Porém, vale ressaltar que o posicionamento de marca não é um ato isolado, mas sim um processo contínuo! 

 

Exemplos de posicionamento

  1. Coca-Cola: não é à toa que a Coca, esteja a mais de 125 anos no mercado, já que, quando o assunto é estratégia de posicionamento de marca, a Coca-Cola é um dos principais exemplos de sucesso. Em suas campanhas, como “O lado Coca-Cola da vida”, “Abra a felicidade”, e “Para Todos”, a marca sempre se apoiou em valores como amizade, felicidade, alegria, partilha, união e diversão para se posicionar.
  2. McDonald’s: presente em mais de 117 países, o McDonald’s adota uma estratégia de posicionamento baseada em 4 conceitos que se complementam: segmentação, experimentação, adaptação e inovação. Isso porque cada país apresenta especificidades culturais e demandas diferentes. Assim, a marca consegue compreender as preferências e as necessidades dos consumidores de cada região e oferecer a eles a melhor experiência possível. Esse é um dos exemplos de posicionamento de marca mais complexos, pois apresenta diferenças de uma região para outra. 
  3. Starbucks: o posicionamento da Starbucks é focado na experiência do consumidor. Uma de suas grandes sacadas foi escrever o nome do cliente no copo na hora de entregar sua bebida, o que se tornou parte da cultura da marca, gerou milhões de posts em diversas redes sociais e até já virou brincadeira entre os fãs da marca. 

 

Essas são marcas, que entenderam a importância do posicionamento e se diferenciaram de tal maneira que viraram febre no mundo!

Fonte: https://mindminers.com/blog/exemplos-posicionamento-de-marca/ 

 

 

Como trabalhar bem sua marca e se diferenciar?

Para entender como trabalhar bem sua marca e se diferenciar, você pode seguir algumas recomendações:

 

 

Saia do Comum

No mercado da cachaça, é muito comum você ver rótulos parecidos que remetem fazenda, produto artesanal e do interior ou o sertanejo. Assim como é comum ver cachaçarias contando histórias parecidas dos seus negócios.

 

Não é proibido usar esses temas, mas tenha em mente que, se você quer ser diferente, tem mesmo que sair desse comum. Carregue com a sua marca uma história diferente, não fique restrito a aspectos comuns, mesmo que remetam seu consumidor ao seu mercado.  

 

Aqui, você precisa sair da caixinha! Use dos pontos inexplorados para revolucionar o seu negócio. Entenda quais os interesses do seu consumidor e o que ele compra. Hoje, as marcas não vendem somente seus produtos! O consumidor está a cada vez mais, sedento por experiência!  

 

“Satisfazer os clientes não é mais o suficiente: é preciso encantá-los”

– Philip Kotler, reconhecido como o pai do marketing moderno

 

Fortaleça seu posicionamento com ações de marketing 

O marketing é essencial para seu posicionamento. E se você é daqueles que, a primeira verba cortada da empresa quando necessário é do marketing, sentimos em dizer que a cada dia que passa, você está mais fadado ao fracasso!  

 

Na maioria das vezes é através do marketing que seu cliente conhece e chega a sua empresa, e por isso, todas as suas ações e estratégias devem estar completamente alinhadas com seus diferenciais e segmentação definida. 

 

Para esse alinhamento, você precisa contar com ações nas redes sociais, promoções, criação de persona para o desenvolvimento de conteúdos de nutrição para o funil de marketing do negócio, entre outras. 

 

Faça eventos para apresentar sua marca ao mercado 

Eventos promocionais são extremamente importantes. Esteja sempre atento a necessidade de mostrar sua marca ao seu consumidor, e organize eventos em parcerias com marcas, restaurantes, bares ou influenciadores que tem o mesmo valor que a sua marca e atenda ao mesmo publico que sua empresa.  

 

Assim, você, além de ter mais visibilidade, mostra seus valores ao seu consumidor! A estratégia ideal depende do perfil do seu consumidor, da sua proposta de valor da empresa e seu mercado-alvo. 

 

Mas, o mais importante, é ter a certeza de que seu posicionamento reflete o propósito e cultura da sua empresa, e de que seu público está compreendendo a sua mensagem da forma correta!  

 

Nunca pensou nisso? 

 

Mãos na massa! 

 

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