Que o mercado da cachaça é tradicional, nos já sabemos, agora, você sabe como se diferenciar em um mercado assim e crescer exponencialmente a sua audiência?
Atualmente o mercado da cachaça artesanal conta com 4.743 marcas de cachaça e 780 marcas de aguardente registradas no país, e não é de hoje que sabemos que para se diferenciar e ser a preferida do seu consumidor dentre tantas marcas, não é tarefa para qualquer um!
O que é posicionamento de mercado?
Para início de conversa, vamos começar falando sobre um tema que é essencial para entender como se destacar.
Posicionamento de mercado é um conceito de marketing que se refere à posição que uma marca ocupa na mente do seu consumidor.
Do lado estratégico, posicionar sua marca no mercado significa se diferenciar da concorrência e alcançar a liderança. Porém, vale ressaltar que o posicionamento de marca não é um ato isolado, mas sim um processo contínuo!
Exemplos de posicionamento
- Coca-Cola: não é à toa que a Coca, esteja a mais de 125 anos no mercado, já que, quando o assunto é estratégia de posicionamento de marca, a Coca-Cola é um dos principais exemplos de sucesso. Em suas campanhas, como “O lado Coca-Cola da vida”, “Abra a felicidade”, e “Para Todos”, a marca sempre se apoiou em valores como amizade, felicidade, alegria, partilha, união e diversão para se posicionar.
- McDonald’s: presente em mais de 117 países, o McDonald’s adota uma estratégia de posicionamento baseada em 4 conceitos que se complementam: segmentação, experimentação, adaptação e inovação. Isso porque cada país apresenta especificidades culturais e demandas diferentes. Assim, a marca consegue compreender as preferências e as necessidades dos consumidores de cada região e oferecer a eles a melhor experiência possível. Esse é um dos exemplos de posicionamento de marca mais complexos, pois apresenta diferenças de uma região para outra.
- Starbucks: o posicionamento da Starbucks é focado na experiência do consumidor. Uma de suas grandes sacadas foi escrever o nome do cliente no copo na hora de entregar sua bebida, o que se tornou parte da cultura da marca, gerou milhões de posts em diversas redes sociais e até já virou brincadeira entre os fãs da marca.
Essas são marcas, que entenderam a importância do posicionamento e se diferenciaram de tal maneira que viraram febre no mundo!
Fonte: https://mindminers.com/blog/exemplos-posicionamento-de-marca/
Como trabalhar bem sua marca e se diferenciar?
Para entender como trabalhar bem sua marca e se diferenciar, você pode seguir algumas recomendações:
Saia do Comum
No mercado da cachaça, é muito comum você ver rótulos parecidos que remetem fazenda, produto artesanal e do interior ou o sertanejo. Assim como é comum ver cachaçarias contando histórias parecidas dos seus negócios.
Não é proibido usar esses temas, mas tenha em mente que, se você quer ser diferente, tem mesmo que sair desse comum. Carregue com a sua marca uma história diferente, não fique restrito a aspectos comuns, mesmo que remetam seu consumidor ao seu mercado.
Aqui, você precisa sair da caixinha! Use dos pontos inexplorados para revolucionar o seu negócio. Entenda quais os interesses do seu consumidor e o que ele compra. Hoje, as marcas não vendem somente seus produtos! O consumidor está a cada vez mais, sedento por experiência!
“Satisfazer os clientes não é mais o suficiente: é preciso encantá-los”
– Philip Kotler, reconhecido como o pai do marketing moderno
Fortaleça seu posicionamento com ações de marketing
O marketing é essencial para seu posicionamento. E se você é daqueles que, a primeira verba cortada da empresa quando necessário é do marketing, sentimos em dizer que a cada dia que passa, você está mais fadado ao fracasso!
Na maioria das vezes é através do marketing que seu cliente conhece e chega a sua empresa, e por isso, todas as suas ações e estratégias devem estar completamente alinhadas com seus diferenciais e segmentação definida.
Para esse alinhamento, você precisa contar com ações nas redes sociais, promoções, criação de persona para o desenvolvimento de conteúdos de nutrição para o funil de marketing do negócio, entre outras.
Faça eventos para apresentar sua marca ao mercado
Eventos promocionais são extremamente importantes. Esteja sempre atento a necessidade de mostrar sua marca ao seu consumidor, e organize eventos em parcerias com marcas, restaurantes, bares ou influenciadores que tem o mesmo valor que a sua marca e atenda ao mesmo publico que sua empresa.
Assim, você, além de ter mais visibilidade, mostra seus valores ao seu consumidor! A estratégia ideal depende do perfil do seu consumidor, da sua proposta de valor da empresa e seu mercado-alvo.
Mas, o mais importante, é ter a certeza de que seu posicionamento reflete o propósito e cultura da sua empresa, e de que seu público está compreendendo a sua mensagem da forma correta!
Nunca pensou nisso?
Mãos na massa!